C.E.I Parque dos Bancários

Informações de Contato

  • End: Rua Jose Gabriel Nunes, s/n – Pq Bancário – 03923-110 – São Paulo – SP
  •  Tel: (11) 2694-4510
  •  Email: parquedosbancarios@bompar.org.br
  •  Faixa Etária: 0 a 3 anos
  •  Numero de atendidos: 240

Descrição

O CEI Parque dos Bancários era uma grande área verde, com pequenos arbustos, capim, nada de muito importante. A área da Creche era cercada com arame e ao longo de um quarteirão que era a Rua Barcelona, hoje, José Gabriel Nunez havia grandes pés de eucaliptos. A rua era de terra como todo o bairro, com um barranco onde nos dias de semana servia como mesa para as crianças fazerem o reforço escolar. Também era esse quarteirão o espaço para a recreação. A área do Jardim Sinhá que mede 600.000 m² estava sob o poder do Estado, não era permitido comprar, vender, alugar, desde 1972 quando houve despejo: as casas foram destruídas o povo sofreu muito e a área ficou sob demanda judicial. A partir de 1981, o atendimento às crianças passou a ser no salão da igreja recém construída, com o nome de Comunidade Nossa Senhora da Esperança, no mesmo bairro, só com as paredes e o telhado calhetão, localiza na hoje atual Rua Henry Fuseli nº53, material todo doado pelos moradores da região e de outras Comunidades. Durante a semana funcionavam como Centro Educacional com atividades para as crianças, alfabetização de adultos, artesanatos e outros, nos domingos era usada como igreja, com todas as atividades religiosas.

Em 1986 o governo do estado de São Paulo, em poucos dias, em época de eleição constituiu Creche na Rua Barcelona. Dois Blocos para atendimento, sendo um de madeira “aglomerado” e outro de alvenaria com o nome de CADI I e CADI II, que se prolongaram por treze anos, sob a direção do estado.

Em 05 de Maio 1999, o estado firmou convênio com a Entidade e passou a direção para o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.

Muitos desafios foram encontrados, o prédio infestado de cupim sendo assim interditado em 14/10/1999 (cinco meses após a celebração do convenio), e as crianças foram transferidas para o outro prédio.

Após 10 anos de luta da comunidade em 01/10/2012 o Engenheiro Benedito Paulo Penitente de EDIF. 5 encaminha a ordem de inicio das obras, a ser executada pela construtora Vila Nova e FBS, na mesma área do CEI Mãe da Esperança, mais precisamente no espaço onde antes havia o prédio infectado de cupins, entretanto, os serviços iniciaram-se somente no começo de outubro de 2013.

Diante de tanta demanda necessidades, reivindicações um novo e arrojado projeto foi construído e entrou em funcionamento em 04/02/2015.

O CEI Parque dos Bancários tem dois pavimentos e área construída é de 1.010,55 m². O CEI conta com berçários, com salas de mini-grupo, sala de professores, salas de diretoria, área de serviço, cozinha, refeitório, solário, lactário, brinquedoteca, e varanda para atividades. As instalações são acessíveis a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, sendo dotadas inclusive de elevador.