C.E.C João Paulo II

Informações de Contato

  • End: Rua Rio Hipiaugui, nº 635 – Jd Planalto – 03982-000 – São Paulo – SP
  •  Tel: (11) 2143-3422
  •  Email: mariadebelem@bompar.org.br
  •  Faixa Etária: 0 a 3 anos
  •  Numero de atendidos: 175

Descrição

O Núcleo Socioeducativo CEC João Paulo II esta localizado na região da zona leste de São Paulo, onde a realidade é  de extrema pobreza, com poucas áreas de lazer e cultura. O processo de exclusão do bairro é complexo, a heterogeneidade e a desigualdade social entre as condições de vida das pessoas e dos lugares é uma constante.

Em 1983, um grupo de mães se reuniam uma vez no mês para desenvolver atividades no bairro  com momentos místicos através de dinâmicas,  cantos, cursos bíblicos, palestras, grupo de ruas e atuação de representantes no Conselho Comunidade. Desses momentos surgiram as reflexões com relação participação e atuação na Pastoral do Menor, ou seja, a necessidade de pensar um trabalho para com os Menores da Região.

Após muitas reuniões as mães passaram a atuar como um grupo de voluntárias que começou a atender cerca de 25 crianças e adolescentes no bairro Jardim Planalto, e posteriormente para um numero de 80 atendidos. Elas exerciam atividades de reforço escolar, artesanatos e acompanhamento de algumas famílias.

Em 28 de março de 1984 com a ajuda da Irmã Ruth, da Irmã Gema e Irmã Judith Lupo, hoje presidente da Entidade, que atuavam fortemente neste setor durante este período, conseguimos firmar convenio com a Prefeitura Municipal de São Paulo através do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto. Nos anos seguintes conseguimos dar continuidade nas atividades com apoio de algumas lideranças da Comunidade como Pe Gilberto, Irmã Lena.

Hoje, em um outro local no mesmo bairro, o atendimento é feito a cerca de 120 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, ainda por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo, mas atende diariamente uma media de 126 crianças e adolescentes.

É com referencia nos direitos humanos que o CEC João Paulo II vem atendendo as crianças e adolescentes com o objetivo de garantir seus direitos e inclui-los na sociedade de forma justa, com dignidade e cidadania.

Podemos ainda ressaltar a demanda de adolescentes dessa faixa etária no entorno da unidade, que estão sempre em busca de oportunidades para que possam aperfeiçoar e adquirir novos conhecimentos com o objetivo de construir uma nova historia e melhorar de vida.

 

Atendimento, Projeto e Atividades.

 

O Núcleo Socioeducativo em parceria com Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS-SP com a mantenedora de apoio Pedagógico-socioeducativo e Administrativo:  Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto

As crianças e adolescentes participam diariamente de atividades diversificadas, criando oportunidades de crescimento pessoal por meio de projetos socioeducativos que envolvem cidadania, solidariedade, cooperação em grupo a novos conhecimentos.

Capoeira, dança e Oficinas de Sexualidade com teatro de bonecos, são algumas das atividades para as crianças e adolescentes que foram proporcionadas pela parceria com o Instituto Hedding-Griffo – Programa Crescer no decorrer dessas década.

Desde o inicio de 2005 a unidade aceitou o desafio de continuar com as atividades pedagógicas-socioeducativas com famílias das crianças e adolescentes da unidade e também da comunidade, sem perder a qualidade do processo conquistado pelo projeto de assistência social a família-PROASF. Até então o encontro acontecia quinzenalmente e a partir deste mês de maio de 2006, o encontro passou a ser semanal, onde o grupo desenvolve trabalhos artesanais como pintura com uma voluntária da comunidade, bordados, biscuit e palestras sobre saúde e educação com o apoio de profissionais da área. O trabalho com o grupo de mães parte do conceito de valorização do ser, do poder fazer (capacidade e habilidades) e de aprender, pois nem sempre o dinheiro é tudo na vida do ser humano. Hoje, atendemos uma média de 80 famílias por mês, entre as famílias das crianças e adolescentes,  jovens da comunidade e Clube de Mães, em que desenvolvemos diversas oficinas como: artesanatos, culinária, Palestras  e informática.

Em parceria com a Fundação Abrinq, através da Rede Nossas Crianças, a unidade desenvolveu o Projeto “NOVOS RUMOS”, com atendimento a 60 adolescentes e jovens entre 14 e 17 anos, ofereceu instrumentos na possibilidade de adquirir novos conhecimentos e habilidades administrativas. Com o objetivo de promover a empregabilidade através de estágios, empreendedorismo e em especial a Lei de Aprendizagem (Nº 10.097), envolvendo ações que visando ampliação cultural e inclusão social. O projeto ocorreu durante 2 anos, sendo 3 turmas de 20 adolescentes no período diário de 06 horas por 5 meses em aprendizagem e capacitação e 2 meses de vivência prática visando a inclusão no mundo do trabalho, colocando em pratica o que aprenderam durante o projeto., no período de 2006/2007.

O Projeto Iluminar – Projeto em parceria com o Instituto HSBC,  desenvolvido para as famílias dos atendidos e Comunidade, com os cursos de Depilação, Cabeleireiro e Manicure. O Curso formou muitas famílias, algumas hoje inseridas no Mercado de trabalho, outros  abriram o seu próprio salão de Beleza . Os módulos foram aplicados durante 6 meses, 1 vez por semana.

Projeto “Aprendizagem e Empreendedorismo – Projeto em parceria com a UNICEF desenvolvido com Jovens e famílias da Comunidade. Formando 2 turmas  de Cabeleireiro e Manicure atendendo, ocorrendo 2 vezes por semana com duração de 4 meses.

Em parceria com a Rede de atendimento e fortalecimento de vínculo, temos feitos encaminhamentos para atendimentos na área de saúde, meio ambiente e proteção a vitimas de violência, e realizando atividades promovendo a prevenção e bem estar das famílias.